316 posters,  13 topics,  1257 authors,  369 institutions

ePostersLive® by SciGen® Technologies S.A. All rights reserved.

A5363
FECHAMENTO ROTINEIRO DO HIATO NA GASTRECTOMIA VERTICAL, UMA NOVA REALIDADE?

Rate

No votes yet

FECHAMENTO ROTINEIRO DO HIATO NA GASTRECTOMIA VERTICAL, UMA NOVA REALIDADE?


Diversos artigos tem discutido o fechamento rotineiro do hiato em pacientes submetidos a gastrectomia vertical com ou sem hérnia de hiato associada. 

Alguns relatos advogam o fechamento seletivo e outros apoiam o fechamento rotineiro devido a presença de refluxo gastroesofagico na grande maioria dos pacientes. 

Metodo: Trezentos e sessenta e seis pacientes foram submetidos a gastrectomia vertical de Janeiro de 2011 a Janeiro de 2017 por diagnostico de obesidade de indicação cirúrgica. Todos os procedimentos foram realizados por via laparoscópica e/ou robótica com hiatoplastia rotineira. Foram realizadas avaliações clinicas e radiológicas ou endoscópicas quando indicado nos pacientes no pos-operatorio e avaliados sintomas e queixas clinicas. 

Resultados: Noventa e seis por cento dos pacientes apresentaram evolução pos-operatoria com perda de peso adequada e ausência de queixas relacionadas a sintomas de refluxo gastroesofagico. Nos pacientes com menor perda de peso existiu refluxo gastroesofagico oligo sintomático ocasional que apresentou melhora significativa com o uso de medicação de forma esporádica. 

Conclusoes: O fechamento do hiato durante a gastrectomia vertical deve ser considerado  uma ferramenta importante na prevenção e correção do refluxo gastroesofagico em pacientes obesos.


Enter Poster ID (e.gGoNextPreviousCurrent